Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Institucional > SUCEX

SUCEX

COAFI - Assuntos Financeiros

As atividades da Coordenação-Geral de Assuntos Financeiros, a Secretaria Executiva do Comitê de Financiamento e Garantia das Exportações (COFIG)

À Coordenação-Geral de Assuntos Financeiros - COAFI compete exercer as atribuições relativas ao apoio técnico e operacional necessário ao funcionamento do Comitê de Financiamento e Garantia das Exportações - COFIG, cuja Secretaria-Executiva é exercida pela Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda.

Dentre essas atribuições, compete à COAFI planejar, coordenar e supervisionar as reuniões do Grupo de Assessoramento Técnico - GAT, realizadas previamente a cada reunião ordinária do COFIG, com vistas à análise e discussão dos assuntos e operações a serem submetidos à apreciação e deliberação do Comitê.

Além disso, constitui atribuição da COAFI coordenar as atividades dos Grupos de Trabalho, criados no âmbito do COFIG, sob a responsabilidade da Secretaria-Executiva do Comitê.

Compete, também, à COAFI, assessorar o Secretário de Assuntos Internacionais no exercício da função de Secretário-Executivo do COFIG, bem como na tomada de decisões relativas à concessão, pela União, de assistência financeira às exportações, com recursos do Programa de Financiamento às Exportações - PROEX.

À COAFI compete, ainda, subsidiar o Secretário de Assuntos Internacionais na tomada de decisões relativas à autorização da preparação de projetos ou programas do setor público, com apoio financeiro de fontes externas, no âmbito da Comissão de Financiamentos Externos - COFIEX.

Além disso, constitui atribuição da COAFI analisar os pleitos de interesse de entidades do setor público, com apoio financeiro de fontes externas, a serem submetidos à apreciação do Grupo Técnico da COFIEX - GTEC e à deliberação da COFIEX.

COREC - Recuperação de Crédito

Conheça as atividades da COREC

À Coordenação-Geral de Recuperação de Crédito - COREC compete exercer as atribuições relativas ao apoio técnico e operacional necessário ao funcionamento do Comitê de Avaliação de Créditos ao Exterior - COMACE, cuja Secretaria-Executiva é exercida pela Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda.

Dentre essas atribuições, compete à COREC planejar e coordenar as negociações de créditos brasileiros ao exterior, inclusive aquelas realizadas no âmbito do Clube de Paris.

Compete, também, à COREC, assessorar o Secretário de Assuntos Internacionais no exercício da função de Secretário-Executivo do COMACE, bem como na tomada de decisões relativas ao planejamento e acompanhamento da política de avaliação, negociação e recuperação de créditos brasileiros ao exterior.

COSEC - Seguro de Crédito à Exportação

Conheça as atividades da COSEC

À Coordenação-Geral de Seguro de Crédito à Exportação – COSEC, compete exercer as atividades relacionadas à concessão de garantia de cobertura dos riscos comerciais e dos riscos políticos e extraordinários assumidos em virtude do Seguro de Crédito à Exportação, transferidas do IRB-Brasil Resseguros S.A. para o Ministério da Fazenda, por intermédio da Lei nº 6.704, de 26.10.1979, alterada pela Lei nº 11.281, de 20.02.2006.

O cumprimento das atribuições previstas na Lei nº 6.704/1979 é regulamentado, atualmente, pela Portaria MF nº 286, de 02.12.2008, por meio da qual o Sr. Ministro de Estado da Fazenda delega ao Secretário de Assuntos Internacionais a competência para autorizar a concessão de garantia da cobertura dos riscos comerciais e dos riscos políticos e extraordinários assumidos em virtude do SCE.

A concessão de garantia de cobertura pela União por meio de Seguro de Crédito à Exportação ao amparo do Fundo de Garantia à Exportação – FGE, que possui natureza contábil e está vinculado ao Ministério da Fazenda, foi viabilizada por intermédio da publicação da Lei nº 9.818, de 23.08.1999.

Dessa forma, cumpre a COSEC assessorar o Secretário de Assuntos Internacionais na tomada de decisões, no âmbito do Comitê de Financiamento e Garantia das Exportações – COFIG, relativas à concessão de garantia da União às exportações brasileiras, ao amparo do FGE.

Compete também à COSEC a análise e elaboração de notas técnicas visando subsidiar o Secretário de Assuntos Internacionais para assinatura de promessa de garantia de cobertura, certificado de garantia de cobertura e pedidos de indenização referentes ao seguro de crédito à exportação.

Além disso, constitui atribuição da COSEC, contratar instituição habilitada a operar o SCE, para a execução de todos os serviços a ele relacionados, inclusive análise, acompanhamento, gestão das operações de prestação de garantia e de recuperação de créditos sinistrados, bem como firmar os instrumentos referentes àquela contratação.

registrado em: