Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Políticas Institucionais Econômico-financeiras e Cooperação Internacional > Banco Asiático de Investimentos em Infraestrutura

Banco Asiático de Investimentos em Infraestrutura

Preenchendo as lacunas no financiamento de infraestrutura na Ásia

O Acordo Constitutivo do Banco de Investimentos e Infraestrutura da Ásia – AIIB foi assinado pelo Brasil, juntamente com 49 outros países, em 29 de junho de 2015. Desse modo, o País será considerado um dos membros fundadores do Banco. Todos os membros dos BRICS serão fundadores do AIIB (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), assim como parceiros extrarregionais, como Reino Unido, França, Alemanha, Itália, e Austrália.

A sede do AIIB será em Pequim, China, e seu capital inicial será de US$100 bilhões. Os membros regionais terão aproximadamente 75% das ações.

O AIIB tem como objetivos promover (i) o desenvolvimento econômico da Ásia, por meio do apoio a investimentos em infraestrutura e outros setores produtivos, conforme apropriado; e (ii) a cooperação regional, trabalhando conjuntamente com Bancos Multilaterais e Nacionais de Desenvolvimento.  No futuro, o Banco poderá ampliar a área de atuação para também considerar projetos de desenvolvimento sustentável e mesmo a realização de operações em países não regionais.

A Secretaria de Assuntos Internacionais – SAIN está conduzindo as negociações para a efetivação do AIIB. A SAIN é responsável pelo engajamento com o secretariado interino do Banco na decisão de suas políticas iniciais, como as salvaguardas, por exemplo.

Área responsável na SAIN:

Coordenação-Geral de Políticas para Instituições Internacionais – CGPIN
Secretaria de Assuntos Internacionais – SAIN
Ministério da Fazenda
Telefone: (61) 3412-2237
E-mail:

Mais informações (links):

registrado em: