Fundo Verde do Clima – GCF

O principal canal para o financiamento multilateral para o clima.

O Fundo Verde do Clima – GCF, entidade operacional do mecanismo financeiro da - Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – UNFCCC, tem como objetivo apoiar as necessidades dos países em desenvolvimento para a promoção da mitigação da mudança climática e adaptação aos seus efeitos. Espera-se que o Fundo realize um papel significativo na mobilização do financiamento para o clima, que deverá alcançar US$ 100 bilhões por ano até 2020, conforme os compromissos assumidos pelos países desenvolvidos.

Reconhecendo a necessidade de simplificar e melhorar o acesso ao financiamento internacional do clima para os países em desenvolvimento, o GCF poderá credenciar entidades nacionais para acesso direto a recursos do Fundo, considerando as capacidades fiduciárias e de gestão de projetos das instituições interessadas, inclusive sua capacidade de cumprimento das salvaguardas socioambientais do Fundo. A acreditação de instituições nacionais requer a indicação da Autoridade Nacional Designada – AND do País – no caso do Brasil, a SAIN informou até o momento a indicação da Caixa Econômica Federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social  – BNDES, que estão procedendo com os trâmites junto ao GCF para a acreditação.

A SAIN é a Autoridade Nacional Designada para o GCF e age como interface entre o país e o Fundo, comunicando as prioridades estratégicas do país para o financiamento do clima – considerando tanto o desenvolvimento de baixo carbono e o investimento em resiliência à mudança climática.  

Área responsável na SAIN:

Coordenação-Geral de Políticas para Instituições Internacionais – CGPIN
Secretaria de Assuntos Internacionais – SAIN
Ministério da Fazenda
Telefone: (61) 3412-2237
E-mail:

Mais informações (links):

registrado em: